Como emagrecer com dieta low carb

Author: | Posted in Dieta Low carb 1 Comment

Fala pessoal!

Neste texto, mostrarei por completo e em detalhes, o cardápio, as refeições (incluindo fotos e receitas) de como fiz pra perder 7kgs com dieta low carb, depois de um grande susto.

Eu estava obesa, com quase 129kg, e hipertenso, aos 35 anos. Meu diagnóstico depois de passar mal e ser atendido ao ministrar uma aula na faculdade também incluía alto valor de glicemia e triglicérides. Eu estava com resistência à insulina, conhecida por pré-diabetes. Tudo isso e dois filhos pequenos para criar me motivaram a começar.

Mas antes de entrar no assunto de como emagrecer com dieta low carb, você precisa se conhecer, conhecer seu corpo, sua mente e ter um objetivo. Recomendo antes de fazer qualquer tipo de mudança no seu organismo, ir a um médico e fazer um check-up da sua saúde.

É importante que você entenda como funciona o estilo de vida low carb e saber que é importante fazer uma reeducação alimentar para ter os resultados que você realmente precisa.

Por que a dieta low carb funciona?

Motivo 1: Você não passa fome

Ao contrário do que muitos acham, essa dieta não te faz sentir fome.

A fome é causada, principalmente, por um efeito hormonal após a insulina retirar a glicose do sangue. As descargas de glicose e os picos de insulina ocorrem ao ingerir carboidratos (não só os doces!). Ao reduzir as descargas de glicose no sangue (reduzindo os carboidratos) e, consequentemente os picos de insulina, depois de alguns dias de adaptação, você não sentirá fome e não sofrerá com a dieta.

Motivo 2: Baixa Insulina no sangue: emagrecimento acelerado

A insulina é um hormônio especialista em promover acúmulo e impedir a queima da gordura do seu corpo. Ela promove este acúmulo metabolizando o açúcar do sangue, que é gerado a partir dos carboidratos ingeridos. Não apenas os doces. E isso inclui os grãos integrais, várias frutas e raízes!

Muita gente erra feio no início por isso. Proteínas e Gorduras não provocam este efeito.

Motivo 3: Não é necessário contar calorias ou o regular o tamanho do prato

Mesmo se você fizer uma dieta mais calórica ou consumir gorduras (saudáveis e naturais), você acaba emagrecendo sem a necessidade de contar porções ou calorias. Seu corpo se auto-regula.

Menos fome, menos compulsão e com hormônios favorecendo a queima (e não o acúmulo) de gordura do corpo, as chances de emagrecimento e de se manter motivado são bem maiores que nas outras abordagens de dieta. A ciência (e muita experiência pessoal e estudo) me permitem afirmar isso com muita tranquilidade. E quem não quer uma dieta que você pode comer até ficar satisfeito, não é mesmo?

Motivo 4: Gorduras deixam o cardápio saboroso e cheio de variações (e isso motiva!)

Na versão LCHF (low carb, high fat) da dieta, que é a que recomendamos aqui no blog, você incluirá alimentos com gorduras naturais (ex: castanhas, peixes, abacate, coco, carnes, ovos, etc.)… Já é cientificamente provado que elas são saudáveis e não causam efeito no mecanismo da insulina!

O foco, para mim, que queria perder peso em excesso rapidamente, foi limitar a quantidade carboidratos em 50 gramas por dia e seguir uma série de práticas recomendadas. Algumas pessoas emagrecem rapidamente com um limite ainda maior de carboidratos diários.

REGRAS ANTES DE USAR O CARDÁPIO LOW CARB ABAIXO:

  • Use o cardápio de forma tranquila e natural. Se precisar repetir o prato para se sentir saciado, repita! Comida de verdade não deve ser evitada! Cuide apenas dos limites de carboidratos.
  • Não fique se pesando e tirando medidas… faça isso apenas no primeiro e no sexto dia, de manhã, após ir ao banheiro, e anote os resultados. ?
  • O cardápio abaixo é apenas um exemplo. Eu escolhi alimentos que eu aprecio, baseados em suas densidades nutricionais e efeitos funcionais nos mecanismos hormonais que afetam o apetite e emagrecem. Caso não goste dos pratos, saiba que em low carb, as opções são praticamente infinitas.
  • Recomendo bastante entender e montar sua própria estratégia, baseada no seu paladar e escolhendo corretamente os alimentos (Este programa passo a passoé uma solução definitiva pra isso).

O CARDÁPIO DA PRIMEIRA SEMANA DE LOW CARB

Então vamos à prática! Clicando nos links dos pratos você cai direto para fotos e/ou explicações de cada um deles, bem como as variações entre o almoço e o jantar. Eu comecei em uma segunda-feira. Você pode começar amanhã mesmo, :D.

Porém, sugiro que, se começar de terça em diante, não faça o “dia do lixo” nesta primeira semana (você entenderá no final).

Se quiser aprofundar um pouco antes de começar a dieta, no link abaixo eu escrevi um artigo sobre as quantidades de carboidratos ideais para cada objetivo e neste link (CLIQUE AQUI) eu faço uma análise completa para te ajudar a decidir se vale a pena entrar em um famoso programa passo a passo de low carb.

Segunda-Feira

  • Café da Manhã: Omelete Especial
  • Almoço/Jantar: Estrogonofe com salada e couve-flor
  • Lanches (se necessário): Mix de castanhas

Terça-feira

  • café da Manhã: Pão Oopsie (sanduichinhos)
  • Almoço/Jantar: Bife a cavalo com salada de repolho roxo, pepino japonês e tomates
  • Lanches (se necessário): Misto-quente sem pão

Quarta-Feira

  • Café da Manhã: Ovos Mexidos com bacon artesanal
  • Almoço/Jantar: Tulipas de Frango com palmito e salada
  • Lanches (se necessário): 4 castanhas do Pará

Quinta-Feira

  • Café da Manhã: Omelete Especial
  • Almoço/Jantar: Espaguete de abobrinha e Coxinhas de frango
  • Lanches: NADA (não tive fome)

Sexta-Feira

  • Café da Manhã: Pulei (sem fome) – sinal da adaptação do corpo a usar gordura como principal combustível.
  • Almoço/Jantar: Tulipas de Frango com palmito e salada (almoço) e “Sanduíche” sem pão (jantar)
  • Lanches: NADA (não tive fome)

Sábado e Domingo

Ninguém é de ferro, então tire um dia livre para se alimentar, só não exagere!

Conclusão:

As atitudes de sempre só levarão aos mesmos resultados de sempre. Foi importante quebrar os mitos que segui por mais de 30 anos e que me engordaram e quase derrubaram gravemente a minha saúde. Se as informações deste cardápio fizeram sentido pra você, recomendo que siga uma estratégia completa de emagrecimento.

Se você quiser mais dicas como essa sobre low carb e mais dicas de cardápios, clique aqui e leia mais.

Um beijo!

Sucesso! E Saúde!

Juh Fonseca

Comments
  1. Posted by Vanilda

Add Your Comment