Batata doce é low carb

Se existe uma dúvida bastante comum entre aqueles que desejam uma boa saúde através do controle alimentar é:

Batata doce é low carb?

Afinal, como muitos sabem, a batata inglesa, a mais consumida pela população brasileira, é campeã em carboidratos, portanto, é normal que essa confusão ocorra.

Mas será que ela é verdade ou apenas mais um mito urbano?

Por isso, resolvemos escrever esse pequeno trabalho para que possa compreender de vez as verdadeiras propriedades da batata doce e saber se poderá ou não se beneficiar de seus nutrientes, vamos aos fatos?

  • Por ter sabor adocicado a batata doce tem grande poder de elevação da glicemia?
  • As calorias contidas na batata doce podem prejudicar meu plano alimentar low carb?
  • Por que a batata doce é tão consumida por esportistas e praticantes de musculação? Isso é um sinal de que ela faz bem?

Vamos agora mesmo responder a esses e outros tantos questionamentos!

Continue lendo atentamente o artigo e informe-se já!

No entanto, para responder diretamente a sua curiosidade é bom falarmos imediatamente que a batata doce não pode ser considerada low carb!

Vamos entender isso?

Por que não podemos considerar a batata doce como um alimento low carb?

Infelizmente talvez essa não seja a resposta que você estava procurando, pois a batata doce, por ser igualmente um tubérculo assim como os demais tipos de batatas, possui considerável quantidade de calorias, sendo preferível que o praticante da dieta low carb opte por outros alimentos.

Lembre-se: muitos legumes são verdadeiros vilões dentro de uma dieta low carb, plenos de carboidratos!

A grande questão, assim como ocorre também com a abóbora, é que a batata doce possui elevada carga glicêmica, ou seja, você estará ingerindo numa pequena fração desse alimento uma quantidade grande de açúcares que serão imediatamente absorvidos pelo organismo e isso, dentro de uma dieta low carb séria, não deve ser bem restringido.

Assim, respondendo ao questionamento anterior, o sabor adocicado da batata doce reflete essa perigosa carga glicêmica que contêm.

Mas se a batata doce não é low carb, por que os esportistas fazem tanto uso dela?

Essa questão é fácil de ser respondida!

Pois cada pessoa tem um objetivo diferente e no caso dos esportistas eles buscam em especial ganho de massa muscular, força física e sensação de saciedade, e isso a batata doce fornece muito bem e de maneira adequada.

Contudo, para o praticante da dieta low carb isso já não vale, pois normalmente ele deseja redução de medidas e bem estar generalizado (o que inclui o equilíbrio das taxas sanguíneas).

Mesmo assim, caso o praticante da dieta tenha bom senso, ele poderá fazer uso da batata doce como forma de conseguir a sensação de plenitude, o que evitará que tenha vontade de consumir outros alimentos (o famoso beliscar) durante as refeições.

E esse bom senso está relacionado com a quantidade que ele consumirá!

Outro aspecto importante a ser considerado é que a batata doce possui um sabor muito agradável, fazendo com que o praticante da dieta (principalmente os novatos) não tenham a perigosa sensação de privação.

Em resumo, a batata doce é low carb?

Não! Contudo ela poderá ser utilizada na sua dieta com cautela, objetivando um ganho de prazer e saciedade.

Pra você que ama batata doce, eis algumas dicas:

Dica pra quem quer saber se batata doce pode ou não ser consumida na dieta low carb!

Confere aí!

    • Assada – Quando assada no forno a batata doce tem seu índice glicêmico aumentado (índice glicêmico é a velocidade com que o carboidrato é absorvido e transformado em açúcar pelo corpo, quanto maior o IG, “pior” é o carboidrato).
    • Cozida em água – Cozinhar a batata doce em água, ao contrário do que acontece com a batata doce assada, não aumenta seu índice glicêmico. Isso ocorre porque a presença de água dificulta a quebra do amido durante o cozimento.
    • Cozida no vapor – Apesar de ser um método interessante no que diz respeito à preservação dos nutrientes, como a batata doce é um tubérculo bem consistente, pode demorar um tempão para cozinhar no vapor. Por outro lado, ganha-se em nutrientes!

Resumindo:

Dê preferência a batata doce cozida em água!

Quer mais dicas como essa?

Se inscreva em nossa lista para receber mais dicas como essa diretamente no seu Messenger!

Clique no botão abaixo e faça sua inscrição gratuitamente!

Add Your Comment